ASSEMBLEIA MUNICIPAL
FILOMENA RODRIGUES
A democracia parlamentar e do pluralismo político, era parte importante do programa do Movimento das Forças Armadas, e foi o que levou os militares fiéis a esse propósito a saírem de novo dos quartéis em 25 de Novembro de 1975 para porem termo a uma tentativa de imposição de um outro totalitarismo de sinal contrário ao que tinha sido derrubado, e com este gesto cimentaram os alicerces da democracia.

O poder local democrático foi o maior transformador do país, e continua a ser motor de desenvolvimento e progresso.
Na educação, da geração mais qualificada de sempre, passámos para a geração sem as aprendizagens completas.
As amarras ideológicas levaram o Serviço Nacional de Saúde à bancarrota.
Na justiça a classe média foi corrida dos tribunais.
ALVERCA DO RIBATEJO E SOBRALINHO
RUI VALADASÉ fácil identificar que o Estado a que chegámos hoje, em abril de 2023, não serve o crescimento económico do país, a consolidação da confiança nas instituições democráticas, nem o desenvolvimento social que a democracia deveria providenciar.
Se hoje não nos encontramos, ainda, em autocracia; estamos, certamente a viver uma democracia extremamente debilitada, vulnerável a oportunismos mesquinhos e necessitada de se revitalizar.
Exige-se uma reforma administrativa que concretize uma verdadeira descentralização de competências, reforçando as competências dos municípios, mas principalmente, reforçando as competências das freguesias.
VIALONGA
CÉLIA DUARTE
Tínhamos um hospital de qualidade, com referências de topo na saúde e agora o que assistimos é ao fecho de serviços, e ao aumento de tempos de espera seja na urgência, nas consultas ou nas cirurgias.

A educação, pilar fundamental para o desenvolvimento do país, e a melhor ferramenta para quebrar os elos da corrente da pobreza e ser o elevador social, avançou muito a partir do 25 de Abril.
O arrastar do tempo na educação, para nós em Vialonga infelizmente já sobejamente conhecido, com o que se tem passado ao longo dos anos, com as promessas nunca concretizadas da construção de uma nova escola básica e secundária.
ALHANDRA, S. J. dos MONTES e CALHANDRIZ
MÁRIO COSTA
Conquistada a liberdade, iniciou-se o caminho para a construção de um regime democrático, uma das premissas do programa do Movimento da Forças Armadas.
Hoje temos 18% da população na pobreza, ou seja um milhão e oitocentos mil compatriotas nossos nesta situação.
O direito à habitação, principalmente ao nível do impulso central foi por todos esquecido, e como é sabido a média do parque público habitacional é de 2%.
