Comissão Política Concelhia

Assembleia Municipal


Na sessão de 22 de junho de 2023, a eleita municipal Filomena Rodrigues, apresentou a Moção "Em Defesa do Alojamento Local"

"O Governo da República, com o pretexto de resolver do problema do acesso à habitação, propôs medidas designadamente do ponto de vista fiscal, que constituem um verdadeiro ataque ao sector do alojamento local.

Face ao exposto, propõe-se:

  • Manifestar solidariedade para com os empresários e trabalhadores do sector do alojamento local no concelho de Vila Franca de Xira, e assinalamos o seu relevante contributo no reforço da actividade turística no nosso concelho.
  • Manifestar oposição às propostas do pacote legislativo "Habitação Mais", que põem em causa o negócio e actividade económica do alojamento local tendo em conta os mais que previsíveis efeitos extremamente nefastos das mesmas na referida actividade.
  • Exortar os partidos políticos com assento na Assembleia da República a alterarem tais propostas, em sede de discussão parlamentar do referido diploma legal."

Intervenções

Na sessão de 27 de junho de 2023, a eleita municipal Filomena Rodrigues, interviu no debate sobre a Linha de Alta Velocidade no concelho.


Texto integral da intervenção:

Na sua intervenção, a eleita afirmou que o CDS é pela modernidade!

Contudo no único projeto apresentado existem pontos que queremos referir.

  • Os comboios de alta velocidade não vão parar em nenhuma das estações existentes no concelho;
  • A linha de alta velocidade não traz qualquer benefício direto para o concelho de Vila Franca de Xira.

Assim, é nosso entendimento, que não é função da autarquia apoiar esta obra, porque não haverá vantagens diretas.

Só tem desvantagens para as populações.

O CDS necessita de algumas clarificações, tais como:

  • Mais de 140 anos depois da existência da ligação ferroviária Lisboa / Porto, as Infraestruturas de Portugal continua a apontar apenas este traçado?
  • A IP estudou outras alternativas?
  • Outros traçados?



Desagregação de Freguesias - União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa

19 Dez 2022

É importante lembrar, que em 06 de abril de 2011 o Estado Português estava falido.

O então governo socialista cujo primeiro-ministro era José Sócrates, fez e assinou um pedido de resgaste de 78 mil milhões de euros.

Mas durante esse período de assistência financeira Portugal perdeu soberania, ficando totalmente dependente dos credores.

E um dos pontos onde essa perda de soberania se fez sentir, foi na imposição pelos credores, de uma Reorganização administrativa do território, que alterou o mapa das freguesias.

Chamada a pronunciar-se a Assembleia Municipal de VFXira não o fez, ou seja, não quis apresentar qualquer projeto ou proposta.

E assim as freguesias deste território ficaram como estão agora.

Portanto o atual mapa das freguesias tem por omissão ou ausência neste processo em 2012 a marca PS, CDU e BE.

O que nos foi dado observar na sessão realizada na Póvoa de Santa Iria foi a presença de umas trinta e poucas pessoas, sendo que algumas nem sequer eram eleitores ou eleitoras nesta União de Freguesias.

A sessão seguinte realizada no Forte da Casa teve mais presença de pessoas, mas numa reduzidíssima percentagem em relação ao número de eleitoras e eleitores.

E estamos a falar da União de Freguesias que tem o maior colégio eleitoral do concelho.

Ainda da documentação apresentada e, no que se refere á Ata da Sessão da Assembleia de Freguesia em que foi aprovada a deliberação, observamos a falta de uma visão evolutiva demográfica, económica, financeira e social, mais por parte da oposição e por outro lado uma análise financeira, que nos parece acertada pelo lado da bancada que apoia o executivo.  

Grupo Municipal CDS-PP, Filomena Rodrigues


Documentos

MOÇÃO - Casa Transitória para Médicos

MOÇÃO - Em defesa do Alojamento Local

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora