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Infraestruturas e Mobilidade


Obras da Linha do Norte - impactos em Vila Franca e Alhandra

por Manuel RITO

É provável que já tenha ouvido falar das obras na linha do Norte no nosso município e do seu impacto em Alhandra e em Vila Franca de Xira onde se preveem grandes mudanças nestas localidades, principalmente junto à linha

Estas obras vêm (tentar) cobrir duas necessidades; eliminar a saturação da linha do norte com a consequente oferta insuficiente e as sempre presentes questões ambientais.

A linha do norte está saturada, limitando a oferta de comboios e a sua capacidade de resposta em termos locais (comboios urbanos e regionais), nacionais (comboios de longo curso) e tráfego de mercadorias. Multiplicando de duas para 4 linhas disponíveis, separando os comboios lentos dos rápidos, ou seja, dedicando linhas para os comboios que param em todas as estações (urbanos) e outras linhas para os comboios rápidos de longo curso, há a perspectiva de multiplicar a oferta disponível sendo muito mais vantajosa que a actual.

Um ponto que parece esquecido mas está sempre presente são as questões ambientais. Quase todos os países estão a fazer fortes investimentos ferroviários de forma a "tirar carros e camiões das estradas" tornando o transporte ferroviário competitivo – o que hoje raramente acontece.

O que pode mudar em Vila Franca e Alhandra?

Começando pelo mais simples, em Alhandra há a perspectiva de "impactos menores". Segundo a IP, há algum espaço disponível para as duas linhas adicionais e basicamente resume-se a cortar árvores da Av. Afonso de Albuquerque, eliminar aí alguns lugares de estacionamento e construir uma nova estação praticamente no mesmo local da actual.

O maior problema está então em Vila Franca, entre a praça de Touros e o Jardim!

Na Rua 1º de Dezembro também tem prevista a demolição de um conjunto de edifícios de modo a retirar os 2 cotovelos com a Av. Almirante Cândido dos Reis.

Adicionalmente, no parque de estacionamento à praça de touros está prevista fazer uma ligação ao outro lado da linha pelos antigos terrenos da fábrica do arroz até à Fábrica das Palavras, impossibilitando as largadas de touros neste local como são feitas actualmente.

O jardim de Vila Franca também está previsto perder "duas talhadas", (…) basicamente um "corte" será junto ao cais e o outro junto ao parque de estacionamento no lado oposto do jardim.

O novo edifício da Estação de Vila Franca será próximo do actual e também implica demolições dos edifícios da Rua do Curado entre o "Edifício Planície" e a linha onde actualmente estão as paragens de autocarros e a praça de táxis.

Os planos contemplam muitas replantações de árvores, muitos locais de estacionamento, rearranjos urbanísticos, resta saber se assim será!

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